Pets no verão ll : altas temperaturas
aumentam os riscos de contrair doenças do carrapato
Um dos grandes problemas que o médico veterinário enfrenta na clínica é a infestação por carrapatos e as doenças que o mesmo transmite. Com a chegada do verão, aumenta o número de carrapatos e os animais ficam mais sucetíveis a infestação. As principais doenças transmitidas aos animais por estes, são a Babesiose, Ehrlichiose, Rickettsia, dentre outras, mais de fato a grande preocupação do momento é a Febre Maculosa, onde já foram relatados vários casos no Estado. Por se tratar de uma Zoonose (doença transmissível do animal para o homem), é de grande importância a saúde pública e social.
A doença é provocada pela bactéria Rickettsia e transmitida pelo carrapato estrela (“carrapato dos eqüinos”), geralmente encontrado em zonas rurais, mais no perímetro urbano também é possível encontrar o transmissor. A transmissão é feita quando o carrapato pica e permanece grudado na pele de 6 a 8 hs, e pode ser fulminante em pessoas saudáveis, em decorrência do diagnóstico e tratamento tardio. Os sintomas surgem num período de 2 a 14 dias, sendo eles: febre alta, dor de cabeça, calafrios e dores, e manchas avermelhadas no corpo. O tratamento é feito com medicamentos específicos, antibióticos e terapia intensiva. A prevenção ainda é o melhor tratamento. Os animais de estimação precisam de atenção e eles não estão livres do carrapato. Procure sempre orientação de um médico veterinário de sua confiança.
Dr. João P. de Souza CRMV 2456/SC é médico veterinário no Hospital Lovely Dog e é especializado em dermatologia, clínica e cirurgia geral e diagnóstico de imagem de pequenos animais.