Capacitação em Economia Criativa encerra ciclo com foco em projetos culturais em Florianópolis
*Por Christian Muhlbach – Publicitário e Jornalista MTB / 3754 SC
Encerrada no último encontro realizado na Fundação Hassis, em Florianópolis, a capacitação em Economia Criativa reuniu produtores culturais, artistas, gestores e empreendedores em uma jornada de trocas, reflexões e formação voltada à elaboração de projetos. O programa teve como destaque uma aula ministrada por @anacarolinaoliveiraw e foi organizado pela @maf.economiacriativa, empresa catarinense que atua na gestão, produção e captação de recursos para projetos culturais.
A MAF Economia Criativa convidou agentes culturais, artistas, produtores, empreendedores e empresas de Santa Catarina para participar dessa formação gratuita, acessível e híbrida — com aulas online e presenciais, além de interpretação em Libras. A proposta visou fortalecer a autonomia e qualificação dos trabalhadores da cultura, com foco prático no desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e de inovação.

A metodologia adotada foi participativa, estimulando o intercâmbio de saberes, o planejamento e a estruturação dos projetos com foco na captação de recursos via editais, leis de incentivo e outras fontes. Entre os conteúdos abordados estiveram: introdução à Economia Criativa; arranjos produtivos culturais; leis de incentivo, editais e captação de recursos; elaboração, gestão e prestação de contas de projetos; e a prática da estruturação do próprio projeto cultural pelos participantes.
O time da MAF atua na formatação de projetos para editais, planejamento financeiro, produção executiva e monitoramento técnico, sempre com foco em ampliar o impacto social e econômico das iniciativas culturais. Essa expertise foi fundamental para o sucesso da capacitação, que buscou fortalecer agentes culturais locais.
O encerramento da capacitação, em um dia ensolarado na Fundação Hassis, foi marcado por depoimentos emocionados dos participantes, que ressaltaram a importância da troca de experiências e do fortalecimento de redes locais. Segundo os organizadores, a expectativa é que o conhecimento adquirido inspire novos projetos culturais e contribua para a diversidade e o desenvolvimento do setor criativo em Santa Catarina.
A capacitação foi realizada com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e contou com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Com dez anos de atuação, a MAF – Economia Criativa www.maf.art.br é conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais experientes no setor cultural. À frente do projeto estão Lívia de Pelegrin, Joana Mafra e Michel França, que, juntos, combinam expertise em gestão, produção e comunicação para transformar ideias em projetos viáveis e sustentáveis.
