capaSegurança

Comunidade do Sul da Ilha se mobiliza por Novo Quartel da PM: Projeto essencial para a segurança local ganha força na comunidade

*Enviado por Fernanda Vieceli Colombo

  A comunidade do Sul e Leste da Ilha de Florianópolis reacendeu a esperança de ver concretizada a construção da nova sede da 3ª Companhia da Polícia Militar. Após anos de espera, o projeto, que visa aumentar a segurança na região, volta a ganhar força com o apoio de líderes comunitários e políticos.

  A necessidade de uma sede própria para a 3ª Companhia se tornou ainda mais evidente com o crescimento acelerado da região, impulsionado pela expansão do aeroporto Hercílio Luz e a abertura de novas vias de acesso. Atualmente, a Companhia opera em um imóvel alugado, inadequado para atender às crescentes demandas da população.

   A área para a construção do novo quartel foi doada pela Prefeitura em 2015, e a doação foi oficializada pela Lei Complementar nº 1.716/2018. O terreno está localizado estrategicamente próximo ao Portal Estacionamento, no entroncamento do acesso ao Sul da Ilha com o aeroporto, garantindo agilidade e eficiência no atendimento policial.

  A iniciativa é liderada por Maicon Colombo, Policial Rodoviário Federal conhecido como Maicon Combat, juntamente com as voluntárias Fernanda Vieceli e Bia Kehring,que reuniu um grupo de trabalho com mais de 20 pessoas de diversos bairros da região. O grupo tem se reunido com autoridades em busca de apoio e recursos para o projeto.

  Entre as autoridades contatadas estão o então Comandante-Geral da PM, à época em 2023, Coronel Pelozato e o Secretário de Segurança Pública, Coronel Flávio Rogério Pereira Graff, sendo que este último demonstrou apoio à causa. Um ofício também foi encaminhado ao Governador do Estado, Jorginho Mello, aguardando resposta.

  O Deputado Estadual Sérgio Motta destinou a primeira emenda parlamentar ao projeto, no valor de R$ 500 mil. A construção está orçada em cerca de R$ 3 milhões e será viabilizada por meio da captação de recursos públicos e parcerias institucionais.

   O novo Coronel do 4º BPM, Fernando Vanderlino Vidal, e o Tenente Vinícius De Sá, Comandante da 3ª Cia, também se juntaram à causa, colaborando ativamente na busca por soluções e apoio político.

  Além disso, a comunidade tem buscado apoio de empresas locais, conselhos de segurança e veículos de comunicação, visando ampliar o alcance da causa e fortalecer o engajamento da população na temática da segurança pública.

“A busca por mais apoio e verbas continua firme. Segurança pública é compromisso de todos nós”, ressalta Maicon Combat. A comunidade do Sul da Ilha demonstra união e determinação para concretizar este projeto essencial para a segurança e o bem-estar de todos os moradores e empreendedores da região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *