Veterinário alerta para os cuidados com a saúde dos pets durante o inverno
O frio quando chega afeta os humanos e os pets também.E com ele, as doenças virais, cujos sintomas se assemelham aos dos humanos que, se não tratados, podem levar o animal a óbito
Assim como os humanos, os pets também são suscetíveis a doenças, muitas delas parecidas com as dos humanos. Por essa razão, é necessário uma atenção redobrada aos cuidados e sintomas que eles apresentam. Tosse frequente, espirros, secreção pelo nariz, boca e olhos, são alguns sinais de que há algo a ser investigado pelo médico veterinário. De acordo com o Dr. João Gustavo P. de Souza, do Hospital Veterinário Lovely Dog, como alguns sintomas da Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina parecem simples, é possível que o tutor opte por não levar o cão ao médico. “O que é arriscado, pois em casos de cães muito jovens ou idosos, a Tosse dos Canis pode resultar em um quadro de saúde mais grave, como pneumonia, o que pode ser fatal”, alerta.
Tosse frequente, espirros, secreção pelo nariz, boca e olhos, são alguns sinais de que há algo a ser investigado pelo médico veterinário.
De acordo com o Dr. João Gustavo P. de Souza, do Hospital Veterinário Lovely Dog, como alguns sintomas da Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina parecem simples, é possível que o tutor opte por não levar o cão ao médico. “O que é arriscado, pois em casos de cães muito jovens ou idosos, a Tosse dos Canis pode resultar em um quadro de saúde mais grave, como pneumonia, o que pode ser fatal”, alerta.
A Tosse dos Canis ou Traqueo-bronquite Infecciosa Canina é transmitida por vírus e bactérias e afeta animais de todas as raças e idades. O tratamento inclui antibióticos específicos e reforço imunológico. Exames de sangue e raio – X de tórax podem também ser solicitados a fim de identificar problemas secundários decorrentes da infecção.
No entanto, outros sintomas também podem ser observados como dores articulares, redução de ingestão de água e ração, acarretando problemas secundários, como desidratação, ingestão calórica reduzida e perda de peso. Já hipotermia, pode causar problemas sérios de rigidez muscular, alteração respiratória, cardíaca e do nível de consciência do animal, além de problemas neurológicos a médio e longo prazo.
Como proteger os animais do frio?
Uma das técnicas mais comuns de esquentar os cães e gatos é com agasalhos, porém, nem todo animal aceita usar roupinha. Nesse caso, mantas, toalhas e cobertores podem ajudar a aquecer o bichinho. Mas há também casinhas de madeira e plástico, iglus de tecido. colchonetes mais altos e colchãozinhos térmicos que, quando ligados na tomada, mantém a temperatura do pet.
Mas antes, o tutor deve entender como descobrir se o pet está sentindo frio. Confira algumas dicas:
– Ele está se escondendo de correntes de vento e evitando pisos mais frios?
– Ele está deitado mais enroladinho, nele mesmo, e andando com a coluna arqueada?
– Os tremores de frio costumam ser do corpo inteiro, e não de extremidades.
– Os cães com frio acabam preferindo cantos, que tenham alguma fonte de calor e se locomovem pouco.
Prevenção de doenças
A melhor forma de evitar que os cães sejam infectados e contraiam a Tosse dos Canis é através da vacinação. No entanto, “é importante ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz, mas diminui consideravelmente as chances de contágio”, explica Dr. João Gustavo que cita outros cuidados:
– Evite passeios em horários mais frios;
– Evite expor o animal ao frio após um banho quente;
– Evite o compartilhamento de comedouros e bebedouros.
– Caso o cachorro fique na área externa da casa, é fundamental que o tutor providencie um abrigo que o proteja do vento e das baixas temperaturas;
Apesar de bastante contagiosa entre os cães, a gripe canina não é uma zoonose, portanto não é transmitida para o homem.
Para saber detalhes da vacinação e outros assuntos relacionados ao seu “aumigo” vale um contato com a equipe da Lovely Dog, Hospital Veterinário 24 Horas e Pet Shop.
Mais informações no (48) 3244-0145.
Estreito: Rua Aracy Vaz Callado, 587
(48) 3244-0145
Beira-Mar: Rua Idalina Pereira dos Santos, 148
(48) 3333-0442