Enquanto o bruxismo é uma condição que leva a movimentos de ranger ou apertar os dentes, a Disfunção Temporomandibular (DTM) é toda patologia ligada a uma disfunção na articulação temporo-mandibular e dor orofacial. O bruxismo leva a pessoa a apertar, ranger ou o simples fato de encostar os dentes em excesso e de forma inconsciente.
Ele pode ser causado por aspectos psicológicos, como estresse e ansiedade, e também estar ligado a causas respiratórias, como apneia do sono e ronco, ou mesmo ser um fator genético. Já a DTM pode ser causada por anomalias na ATM, que são as articulações mais complexas do nosso corpo, mas também pode ser por sobre função muscular.
Como tratar? O tratamento do bruxismo envolve dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros. Mas, o dentista tem papel fundamental no diagnóstico, na orientação ao paciente e no planejamento do tratamento, que busca aliviar a dor e evitar problemas nos dentes.
Segundo a Dra. Gabriela Locilento Sanches Jorgensen, o procedimento utiliza uma placa chamada de proteção dentária acrílica. Ela evita o atrito e o desgaste entre os dentes e também problemas nas articulações. “No caso de hábitos inadequados, por exemplo, é preciso mudá-los, para que os sintomas sejam controlados e o paciente possa ser tratado de forma satisfatória. O bruxismo, inclusive, está entre os hábitos mais comuns em quem tem DTM e, nesse caso, ao tratar o bruxismo, se trata a DTM.” conclui.