O sonho de viver do esporte e da música nos Estados Unidos
O sonho de viver do esporte e da música nos Estados Unidos
Contar histórias é o que faz um jornalista. Porém, nem sempre as boas histórias chegam ao conhecimento deles. E é justamente aí que entra o papel do assessor de imprensa. É por meio deste profissional que um atleta, por exemplo, aumenta suas chances de virar manchete.
Mas o que isso tem a ver com o sonho de viver legalmente nos Estados Unidos? É porque as matérias jornalísticas organizadas em um relatório específico são fundamentais para comprovar as habilidades, conquistas e destaques de um atleta em sua respectiva área de atuação. Requisitos fundamentais que um candidato a vistos especiais e Green Card, devem apresentar ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
“É claro que estas não são as únicas evidências que eles precisam reunir e apresentar ao aplicarem para um visto ou para o Green Card. Existe uma lista de documentos importantes que podem variar e que somente um advogado de imigração é capaz de orientar e avaliar”, explica Luciana Debom, assessora de imprensa especialista em mídias e relatórios para candidatos a visto O e Green Card.
Como funciona?
“Quando um profissional me procura eu procuro saber o máximo possível sobre ele porque tudo pode ser relevante quando queremos contar uma história”, afirma Luciana, que reforça que o ideal para se conseguir boas matérias é que o trabalho seja realizado em um período de médio a longo prazo.
A vivência, a experiência e a empatia fazem a diferença. Luciana é irmã e esposa de skatista. Realizou o desejo de aprender a andar de skate aos 22 anos quando conheceu o Christian (Yourself Lifestyle), e por incentivo dele correu campeonato no snake do Parque Marinha, em Porto Alegre, em 1999, e o acompanhou com um semilong em vários picos da Califórnia, Las Vegas e Hawaii. “Fui a primeira vez pra Los Angeles em 2000, depois em 2011 e 2012 e consegui ficar mais tempo, porque todas as vezes solicitei extensão de visto. Ao longo dos anos a imigração passou a dificultar cada vez mais. Por esta razão, conheci a Dra. Gisele Ambrosio, que é advogada de imigração, do Consulado Brasileiro de Los Angeles, na Califórnia, especialista em vistos e Green Card. Ela me orientou nesse processo para ficar mais tempo no país de forma legal”, conta. Gisele Ambrosio é conhecida como advogada de atletas de elite e já atendeu nomes como Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo (Buchecha) , entre tantos outros profissionais.
E conhecendo o trabalho da Luciana, passou a indicá-la. “Já atendi músicos, cineastas, atletas de vôlei e passei a atender skatistas e profissionais da cena. Para citar alguns, o skatista e técnico Leandro Macaé, o empresário Hamilton Freitas (empresário da Pâmela Rosa) e recentemente o skatista Mike Dias. É um privilegio atendê-los, ouvi-los, reproduzir suas histórias e participar de alguma forma da realização dos seus sonhos”, comenta Luciana.
“E por eu já ter sido bailarina profissional, experimentar outros esportes como surf, skate, taekwondo, e passar por vários processos de solicitação, troca de categoria e extensão de visto, consigo ter a empatia de entender muitos dos seus sentimentos como ansiedade, expectativa, sonho, que são bem familiares para mim. Então, acho que isso acaba fazendo toda a diferença no meu trabalho”, sugere.