Bem Estar AnimalClínica Veterinária

Cães também precisam de vacinas contra gripe

Cães também precisam de vacinas contra gripe

Os sintomas podem se assemelhar aos dos humanos e, se não tratados, podem levar o animal a óbito

   Assim como os humanos, os pets também são suscetíveis a doenças, muitas delas parecidas com as que nós contraímos. Por essa razão, se faz necessário uma atenção redobrada aos cuidados e sintomas que eles apresentam. Tosse frequente, espirros, secreção pelo nariz, boca e olhos, são alguns sinais de que há algo a ser investigado pelo médico veterinário. .
De acordo como Dr. João Gustavo P. de Souza, do Hospital Veterinário Lovely Dog, como alguns sintomas da Tosse dos Canis ou Traqueo-bronquite Infecciosa Canina parecem simples, como tosses e espirros, é possível que o tutor ache que está tudo bem e por isso opte por não levar o cão ao médico. “O que é arriscado, pois em casos de cães muito jovens ou idosos, a Tosse dos Canis pode resultar num quadro de saúde mais grave, como pneumonia, o que pode ser fatal”, alerta.

  A Tosse dos Canis ou Traqueo-bronquite Infecciosa Canina é transmitida por vírus e bactérias e afeta animais de todas as raças e idades. O tratamento inclui antibióticos específicos e reforço imunológico. Exames de sangue e raio – X de tórax podem também ser solicitados a fim de identificar problemas secundários decorrentes da infecção.
Prevenção – A melhor forma de evitar que os cães sejam infectados e contraiam a Tosse dos Canis é através da vacinação.

  No entanto, “é importante ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz, mas diminui consideravelmente as chances de contágio”, explica Dr. João Gustavo.
As vacinas podem ser de duas formas: injetável, com duas aplicações subcutâneas, com intervalo de 30 dias, ou dose única, via oral.
Como a gripe canina é uma doença típica de inverno, é importante evitar algumas práticas como:

· Passeios em horários mais frios;
·Expor o animal ao frio após um banho quente;
·O compartilhamento de comedouros e bebedouros.
·Caso o cachorro fique na área externa da casa, é fundamental que o tutor providencie um abrigo que o proteja do vento e das baixas temperaturas;

 Apesar de bastante contagiosa entre os cães, a gripe canina não é uma zoonose, portanto não é transmitida para o homem.

Dr. João Gustavo P de Souza CRMV 2456/SC é médico veterinário no Hospital Lovely Dog. Especializado em dermatologia, clínica e cirúrgica geral e diagnóstico de imagem de pequenos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *