Saúde

Coronavírus: como lidar com os impactos emocionais em situação de calamidade

Coronavírus: como lidar com os impactos emocionais em situação de calamidade

Mudanças em nossas vidas tem a tendência de nos gerar receio, porque o novo costuma assustar, não é mesmo? E quando o novo é desconhecido e não vem ao encontro da nossa vontade? Neste caso o receio tende a virar medo.

E o que é o medo? O medo é um estado afetivo suscitado pela consciência de perigo e está associado ao instinto de sobrevivência. O medo é como uma “trava” que nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo.

Em tempos de medo e de incertezas, onde estamos todos enclausurados, nossa mente pode ser nossa maior aliada ou pior inimiga. Neste sentido, proponho a você parar por alguns instantes e respirar…longo e profundo…

É comprovado cientificamente que a maneira como respiramos pode ajudar a nos acalmar e reduzir o estresse. Eu garanto que você anda ofegante e por vezes suspirando nestes últimos dias, não é? Oxigene-se!

Agora é a hora de acertar as pendências com você mesmo, afinal de contas, agora você tem todo o tempo que vem dizendo insistentemente que não tinha antes da quarentena começar.

Confira algumas sugestões:

  • Não eleja prioridades, não se sobrecarregue, afinal, agora você tem tempo!
  • Leia um livro, pode ser aquele que você já começou 2x e não teve tempo de acabar;
  • Arrume o guarda-roupas, separe roupas e acessórios para em breve beneficiar alguém que precise;
  • Dance, cante, tire o velho violão da capa e procure aulas on-line;
  • Exercite-se, se sentir vontade, no quarto, na sala, sozinho, ou convida todo mundo de casa para se exercitar junto;
  • Veja as notícias, informe-se, mas sempre avalie as fontes, não se permita “bombardear” de informações infundadas, porque estas vão te acelerar o coração, encurtar a respiração e aumentar o medo. Mas se isso acontecer, mais uma vez…respire!

A psicóloga Fernanda Toledo Lima atende na A Casa Amarela, no Campeche. Entretanto, estará atendendo por Skype com horário agendado por telefone (whatsapp) 48.98444.1990.

Segundo orientação do Conselho de Psicologia aos profissionais Psicólogos para este momento de pandemia, a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução CFP nº 011/2018 do CFP, que autoriza a oferta on-line de serviços como: consultas e atendimentos psicológicos, processos de seleção de pessoal, supervisão técnica e aplicação de testes psicológicos.

Texto: Fernanda Toledo Lima, Psicóloga CRP 12/06268
www.fernandalimapsicologia.com.br

Leia também: A Casa Amarela: o lugar da saúde, bem-estar e muito mais no coração do Campeche

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *