Networking e reciprocidade em tempos de quarentena
Por Fernando Felix, palestrante e trainer em persuasão interna e externa para negócios
Existem vários estudos sobre a influência da reciprocidade nas tomadas de decisão. Quando uma pessoa nos faz um favor temos a tendência a gostar mais dela e retribuir. Esse desejo de retribuição nem sempre é consciente, mas é real.
Nossa memória é ativada por estímulos de forte emoção ou repetição. Quando você passa por um momento com altas doses emocionais tende a lembrar dos detalhes por muito tempo.
Se você tem idade para lembrar-se de 11 de setembro de 2001, por exemplo, acredito que se recorde onde estava, com quem e fazendo o quê. Faz 18 anos, mas ficou registrado na sua mente.
Estamos passando por um momento emocional forte. A quarentena mexe com nossas emoções. Uma epidemia como essa aliada à mídia intensa sobre as mortes e números de infectados, pessoas com máscaras pela rua, tudo isso parece um filme de ficção, e está acontecendo agora.
Esse é o ponto chave. Você está utilizando seu networking nesse momento? Não falo de simplesmente sair ligando para clientes, o que não seria nada ético ou elegante.
É importante frisar que uma pessoa persuasiva e influente (no bom sentido) é aquela que se interessa genuinamente pelo outro. Dale Carnegie já dizia isso em 1936. Gostar de pessoas é fundamental. Ou você é ou não é interessado (não “interesseiro”). Habituar-se a gostar das pessoas é o ponto chave.
Fazer uma lista das pessoas que tem negócios com você, das pessoas queridas que você se relaciona e ligar, enviar um áudio para simplesmente saber como estão é de muito bom tom nesse momento.
Se você não tem esse hábito é um excelente motivo para treinar, iniciar uma rotina de interesse genuíno pelo outro.
As pessoas vão lembrar desta época com uma carga emocional, não sei se tão forte quanto a queda das torres, mas estará presente.
Você vai se sentir bem por doar-se nesse momento e será lembrado como alguém que se importa.
Só existem ganhos, treino de interesse genuíno e boas lembranças. A reciprocidade e o networking podem ser uma excelente dupla, você só precisa dar o start.
Após 15 anos como gestor de equipes de alta performance no varejo e há mais de uma década se especializando em comportamento e funcionamento da mente humana em tomadas de decisões, Fernando Felix realizou mais de 90 palestras e treinamentos abertos in company, em mais de 9 estados do Brasil em apenas dois anos. Hoje com mais de 5 mil alunos orientados, o especialista em persuasão interna e externa para os negócios inova mais uma vez com palestras e treinamentos online para empresas.