Variedades

Confira a agenda de eventos na Ponte Hercílio Luz

Depois de 28 anos fechada, a ponte Hercílio Luz reabre nesta segunda-feira (30), a partir das 10h. A programação (veja  abaixo) de reinauguração do cartão-postal de Florianópolis e de Santa Catarina, que caminha para ser Patrimônio Mundial, vai até o dia 5 de janeiro, com atrações musicais e culturais no palco do projeto Viva a Ponte, no Parque da Luz.  A festa é gratuita e a agenda conta com eventos esportivos, desfile de 172 carros e motos antigos e muita gastronomia.

Foto: Cristiano Andujar / PMF

A cerimônia da reabertura oficial começa com a presença do governador Carlos Moisés (PSL) e do prefeito Gean Loureiro (DEM). O público poderá ver as apresentações da banda da Polícia Militar de Santa Catarina, do Coral do Besc e do pianista português Mário Moita.

Um dos destaques da programação é a Galeria do Artesanato Catarinense (Casa da Alfândega), que será instalada em um contêiner. Artesãos também participam fazendo demonstrações de seus trabalhos. “Serão sete dias de festa com atrações culturais bem diversificadas. Santa Catarina merece comemorar esse momento histórico depois de tantos anos de espera”, diz Ana Lúcia Coutinho, presidente da instituição.

Apresentações até a noite

As apresentações começam pela manhã e vão até a noite. A exceção será no dia 31, quando as atrações acabam às 17h, com o fechamento da ponte Hercílio Luz para o evento do Réveillon na avenida Beira-Mar Norte, e volta a ser reaberta às 10h no dia 1º de janeiro. Durante estes sete dias, a ponte estará aberta para a passagem de pedestres.

No dia 5 de janeiro, será realizada a primeira edição da Corrida da Ponte, com largada às 8h na cabeceira insular. O percurso terá cinco quilômetros. As inscrições gratuitas são limitadas a 2.000 participantes.

Preferência para pedestres

A Prefeitura de Florianópolis pede que a população evite utilizar carros particulares no entorno da ponte Hercílio Luz nos primeiros dias após a reabertura. Um intenso movimento é esperado nas proximidades, por isso utilizar meios de transporte alternativos será importante para a fluidez da mobilidade urbana neste período de grande fluxo de visitantes.

Ônibus gratuito

Uma das alternativas é a linha de ônibus circular Ponte Viva, que começa a operar nesta segunda e vai até 12 de janeiro. Ela levará passageiros gratuitamente até o entorno da ponte. As partidas são de hora em hora, das 8h às 20h, da plataforma 5 do Terminal Cidade de Florianópolis.

Intervenções no trânsito

Algumas vias na região central, principalmente aquelas localizadas no entorno da cabeceira insular, vão sofrer pequenas intervenções. O objetivo da prefeitura é dar preferência para os pedestres.

A Alameda Adolfo Konder, que dá acesso à cabeceira da ponte e ao mirante, será de uso exclusivo dos pedestres. Nas demais vias do entorno, como as ruas Almirante Lamego, Hoepcke e Felipe Schmidt, a Guarda Municipal vai orientar o trânsito de veículos. Já o trânsito na rua 14 de Julho, na cabeceira continental, estará interrompido hoje.

Programação completa

30/12 – segunda-feira

  • 10h: Abertura ofi­cial, com Hino Nacional por Giulia Soncini / Hino de Santa Catarina e Hino de Florianópolis com a Banda da PM e do Coral Besc / Dona Maricotinha
  • 11h: Abertura da Galeria do Artesanato de Santa Catarina – FCC
  • 11h: Desfi­le de carros e motos antigos
  • 12h30: Geziel de Souza – saxofonista
  • 13h15: Apresentação do projeto Manjericão com Os Bengalantes
  • 14h: Divas PDR – Praia do Rosa
  • 15h30: Grande Coro Vozes de Santa Catarina
  • 16h30: João Napoli
  • 17h15: Giulia Soncini
  • 18h: Mário Moita/ fado – Açores
  • 18h45: Show Quinteto Samba Aí
  • 20h: Encerramento

31/12 – terça-feira

  • 10h: Abertura da Galeria do Artesanato
  • 10h: Verdade em Cena – Nação dos Montes – teatro
  • 11h: Sertanejo Raiz Pai & Filha – Pedrinho & Michele Silva
  • 12h30: Duo Acic – Fábio Carioca e Mara Cordeiro
  • 13h: Miriam Braga – música
  • 13h30: Fancy Industries
  • 14h15: Mary Cunha – contação de histórias
  • 14h45: Banda Suwave
  • 15h15: Negro Rudhy & Banda
  • 16h: Show Quinteto Samba Aí
  • 17h: Encerramento

Confira algumas dicas para aproveitar esse momento histórico:

Atenção aos horários

A Ponte Hercílio Luz estará liberada para a passagem de pedestres após o desfile de carros e motos antigos, agendado para 11h no dia 30 de dezembro. A estrutura será fechada ainda no dia 31, às 17h, e reabre às 10h do dia 1º de janeiro de 2020. A programação completa pode ser acessada no site.

Use transporte público

O trânsito nesta época do ano costuma ser intenso em Florianópolis. Além disso, muita gente vai querer acompanhar o ato histórico da reabertura da Ponte Hercílio Luz. Para curtir o momento sem se preocupar com congestionamentos e estacionamento, o melhor é usar o transporte coletivo.

De olho no estacionamento

Se optar por ir de carro, o ideal é procurar estacionar mais longe, e caminhar parte do trajeto. Se vier do continente, use a ponte Pedro Ivo Campos, já que a Hercílio Luz só será liberada para pedestres e ciclistas e só depois do desfile de carros e motos antigos.

Calçados confortáveis

Dê preferência a calçados de solas regulares e confortáveis e evite usar salto alto. A medida facilita a passagem pela Ponte Hercílio Luz, que tem o piso gradeado. Use filtro solar.

Cuidado com as crianças

Identifique os pequenos com o número do telefone do responsável. A Polícia Civil distribuirá pulseiras nos dias de evento. Instrua as crianças a procurar policiais ou bombeiros caso se percam.

Viva a Ponte

O Projeto Viva a Ponte é um conjunto de ações integradas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Esporte, Santur, Casa Civil, Secretaria Executiva da Casa Militar, Secretaria Executiva de Comunicação, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *